Em 1973 ele assina com a Lotus e é companheiro de equipe de Emerson Fittipaldi,e apesar das disputas nasce uma grande amizade entre os dois.
![]() |
Em 1977 se esperava muito de Peterson e da Tyrrel mas o modelo P34 não consegue as glorias do passado e Peterson só conquista 7 pontos.No fim da temporada é considerado um piloto na descendente.
Mas Chapman ainda achava que suas contas não estavam todas acertadas. Oferece uma vaga para ele mas com duas condições.Levar patrocínio e aceitar por escrito ser segundo piloto de Andretti. Concordou mas sua qualidades de piloto permaneciam.Pole no Gp brasil de 1978, uma confusão com um piloto de estilo parecido com o seu o faz abandonar a corrida,Bateu em Gilles e levou a pior o canadense continuou e ele teve sua suspensão quebrada.No Gp seguinte da um show ultrapassando Depailler na ultima volta faltando menos de 1 km para a linha de chegada.Teve boas atuações no decorrer da temporada mas a posição de segundo o incomodava claramente, Pois em algumas corridas era claro que tirou o pé para não ultrapassar Andretti.isso ficou visível no Gp da Holanda.comentava se que ele já tinha assinado com a Mclaren para 1979.
Andretti estava liderando, com 12 pontos de vantagem sobre Ronnie que bateu seu carro titular .O Lotus 79 reserva estava com as regulagens para Mario.Chapman decidiu que Ronnie usaria o modelo 78 que não era usado desde o fim do mês de junho.Na minha opinião mesmo Humilhado Peterson aceitou.Os mecânicos trabalharam muito para deixar o carro em condições de uso.Ele alinha para largada mas ocorre uma confusão que termina em um acidente.O resto da historia todo mundo conhece. Ronnie Peterson , um de meus pilotos favoritos na F1.123 gps 10 vitorias , 14 poles,206 pontos 26 pódios,9 melhores voltas.