beltoise |
Peterson, o Show Man
Ronnie Peterson |
O estilo Peterson de fazer curvas ,sempre de lado |
O inicio de carreira se dá na March em 1970 , uma equipe que na verdade era uma fabrica de carros de F1 , e por ter que atender a varios clientes não conseguiram muita coisa na F1 em termos de resultados , mas Peterson venceu com um March O GP da Italia de1976. Em 1973 é contratado para ser companheiro de Fittipaldi na Lotus e com dois talentos competindo na equipe o titulo ficou facil para de Stewart.Mesmo com a intriga criada por Chapman, para não aumentar muito o salario de Emerson no caso de uma renovação , a amizade entre os dois nunca foi abalada e isso leva Emerson a sair em 1974 para a Mclaren .Em1974 Ronnie permanece na Lotus Terminando em quinto lugar com 3 vitorias e apesar de especulações de que em 1975 iria para a equipe Shadow,a sensação de 1975, tem uma temporada sem resultados expressivos .
Por que Colin Chapman simplesmente não concorda em liberar seu piloto,e ele se afunda em um carro que deixara de ser competitivo e termina com 6 pontos em décimo terceiro lugar.No inicio de 1976 a Lotus novamente escorrega no projeto do modelo77 e no GP seguinte em Kyalami ele está ao volante de um March onde seu melhor resultado foi a vitória no Gp da Italia..Em 1977foi para a Tyrrel mas o famoso carro de seis rodas não rendeu o suficiente como o ano passado e ele marcou apenas 7 pontos no campeonato, contra 20 de seu companheiro de equipe.Depailler marcou 20.Andretti havia voltado a Lotus em 1977 e ficou em boa conta com Chapman, por ter vencido o Gp do Japão e quebrado um jejum de dois anos sem vitórias .Mas o dirigente da Lotus, tinha que dar uma lição em Ronnie que na ocasião era considerado um piloto acabado, e o tratou como fosse um piloto desconhecido e exigiu que ele levasse patrocinio e além de tudo isso , determinou que Peterson seria o fiel escudeiro de Andretti.Em 1978 tem boas atuações com tres dobradinhas e duas vitorias , mas ele está incomodado com a posição de seugundo piloto e começa a negociar com a Mclaren para1979 mas o acidente em Monza levou os planos junto com Ronnie. Não dá para saber onde foi culpa do piloto por não ter um titulo mundial.Mas nas estatisticas , veremos que ele tem somente 2 vice campeonatos, 10 vitorias 14 poles , muito pouco para os padrões brasileiros, especialistas em F1.
Amon , o mister inacreditável
Amon , o mister inacreditável
Se com os dois citados acima o destino permitiu que eles pudessem sentir o prazer de estar no lugar mais alto do pódio foi imensamente cruel com Amon , que oficialmente nunca venceu nenhum GP oficial de F1
mas venceu duas provas extra campeonato , o BRDC Trophy em Silverstone em 1970 com um March e o Gp da argentina de 1971 com um Matra Simca.. disputou 96 GPS, largando 19 vezes na primeira fila , teve 5 poles positions, e tres voltas mais rápidas mas os seus melhores resultados nas estatisticas , são somente 3 segundos lugares .Muito pouco para quem foi considerado na epoca um dos melhres na F1.Não se pode meter o pau em um cara que em 96 GPs disputados, largou 19 vezes na primeira fila mas , Amon foi o piloto que talvez tenha trocado de equipes em sua carreira, ele ficou na Ferrari nos piores anos da equipe ou seja de 1967 até 1969 em 1970 quando foi para a March, e ai a Ferrari melhora e venceu 4 Gps em 1970 em 1971,vai para a Matra , mas ela somente tinha olhos para as 24 horas de Le Mans e o deixou em segundo plano,dai em diante passa por equipes pequenas , como Tecno e Ensign fabricou seu próprio chassi mas sem nenhum sucesso .Em 1977 abandonou a F1 .Portanto acho que se deve ter respeito com estes grandes pilotos que foram sacaneados pelas estatísticas , que não dão a importância suficiente a seus feitos, pois eles foram importantes para a Historia da F1
Nenhum comentário:
Postar um comentário