sábado, 30 de abril de 2016

Ayrton Senna- Juntando os Cacos -Parte 11

Graças a Deus aquele final de semana havia terminado.E eu estava para baixo como poucas vezes estive em minha vida.Mas a vida tinha que continuar. Eu tinha melhorado da síndrome de branca de neve por causa da maçã e deveria voltar ao trabalho..

Eu tinha que passar no Banco onde recebia meu salario para falar com a gerente, em Santo Amaro. A Cibele era mulher ,e mulher  não costuma  acompanhar F1, mas ela estava visivelmente abatida e me perguntou por que aquilo tinha acontecido,com os olhos marejados .Aquilo era um sentimento puro, ela estava sofrendo pela morte do Ayrton !!

Segundo ela a sensação era como se tivesse perdido alguém muito querido !Fiquei sem saber o que dizer para conforta-la, apenas disse que aquilo ia passar , me despedi dela e fui embora .Tinha que ir a Sopave ver os orçamentos das Kombis e das Saveiros que estavam lá.

Sempre batia altos papos  com o Grilo por que ele era um puta mecânico e sempre me dava dicas de como fuçar no meu fusca para ele andar mais.Mas naqueles dias que se seguiram o cara estava muito para baixo , eu sabia o motivo.Ele chegou e me disse :
- Cara , tá doendo como se fosse um parente meu !!

Fui tomar um cafe´na padaria  e o Chapa Fria que sempre ficava tirando barato dos outros estava calado.
Em resumo todo mundo sentiu  a morte do Ayrton.

Eu não consigo enxergar isso como um truque da midia para fazer lavagem cerebral nas pessoas.

Hoje eu só consigo compreender este sentimento que Ayrton despertou, como uma retribuição a elevação da auto estima do povo brasileiro que acontecia a cada GP. Durante 161 domingos  estávamos em igualdade de condições  com qualquer pais do mundo, poderíamos não vencer tudo mas tínhamos condições de enfrenta -los.E ter condições é tudo que as pessoas queriam e no outros dias não haviam estas condições.

Talvez por isso que 20 anos após sua partida ele ainda esteja muito presente!! Por que ele nos fez bem e quando isso acontecesse você não esquece. Valeu Ayrton !!

Ayrton Senna- O que foi isto?- Parte 9




Finalmente Williams e Senna se juntam.A melhor equipe e o melhor piloto.Mas a FIA preocupada com isso resolve banir a suspensão ativa do carro de Senna. Mal sabia que isso mudaria a historia da F1.
Eu sempre gostei da programação visual da Rothmans, nos carros Porsche do Grupo C e das motos  do Mundial,  não tinha a mesma empatia com  a Williams  Rothmans.
Como resultado do novo regulamento , o carro se torna nervoso, difícil de guiar,e Senna apesar de ter três poles não marca pontos em nenhuma das s corridas iniciais.E chegamos a 3 etapa  em Imola.

Final de semana esquisito,começando por mim, que fui seduzido por uma maçã , fiz tudo certinho lavei a fruta como se deve mas ela me deu uma irritação, minha pele ficou parecendo o coisa dos 4 fantásticos ! O pior foi depois de ser medicado e estar se preparando para ir embora,um lapso e eu estava no chão e todo mundo perguntando se eu estava bem. Eu tinha desmaiado  e  tive que ficar algumas horas em observação  e depois fui afastado do trabalho na sexta.

E as noticias ruins continuavam. Barrichello havia sofrido um grave  na sexta,aos poucos as noticias que chegavam iam nos tranquilizando,apesar de não participar da corrida Rubens estava bem. No sábado  Roland Ratzemberger ,bate seu carro , foi uma imagem forte ver seu carro destruído permitindo ver seu corpo e uma mancha de sangue em seu capacete.Tempos depois, a Tv da a noticia que me deixou meio desorientado. Roland havia morrido!

Talvez eu estivesse sentindo isso por que durante muito tempo não havia uma morte de piloto na F1 e isso fez eu ver que o perigo existia apesar de tudo que foi feito para reduzir este risco. Muito tempo depois, procurei saber mais sobre ele,e sua historia é um exemplo de como as pessoas fazem de tudo para atingirem seus objetivos.

Ele chegou a ser instrutor de F Ford e treinava nos carros quando não havia alunos e que seu lugar na Simtek foi comprado com o dinheiro que ganhou correndo no Japão.Foi uma pena que sua morte não tenha sido suficiente naquele final de semana, e sua morte foi eclipsada pela morte de Senna. Roland também foi um exemplo de perseverança.Independente das estatísticas  Roland é um campeão por que tinha vontade de chegar  categoria máxima do automobilismo e conseguiu . Máximo respeito a quem dribla as adversidades e atinge seus objetivos!

Ayrton Senna -Tempo de Mudar - Parte 8

Não há que dizer de 1992. Senna disse que os seus resultados  não deveriam ser considerados mais sim os de Berger, o carro não era bom e a Honda estava de malas prontas para ir embora , portando não investiria mais nos motores , vence em Mônaco ,Hungria e Itália , terminando o campeonato em 4º e, começa a ensaiar sua saída para uma equipe melhor  que no caso é a  Williams  inclusive, insinua que correria de graça  ,é vetado por Prost que não quer sua companhia na equipe.

Ele continua na Mclaren em 1993, que concebe um carro muito bom mas o seu problema é o motor Ford que é inferior ao que a Benetton dispõe mas mesmo assim é uma temporada das mais interessantes de acompanhar, por que ele com aquele carro mais fraco faz corridas excepcionais . A corrida de Donnington foi inesquecível . Era divertido  ver Senna com a aquele carro  pé de pano atrapalhar o domínio de Prost, com o poderoso Williams.

Ele foi ajudado pela chuva no Brasil, para conquistar sua segunda vitória em casa e terminou vencendo outros 4 Gp e ficando em 2º no campeonato.Ele  vinha negociando suas participações corrida a corrida  com Dennis e no final do ano estava livre para ir para a Williams, o que motivou a mudança do regulamento de 1994.A FIA Já previa o estrago que Senna iria fazer com um carro como o Williams fw 14c

Ayrton Senna -Haja coração amigo!! Parte 7

Em 1991, a Mclaren começa a perder o seu domínio, Finalmente a parceria Renault Williams começa dar seus frutos ,depois de dar vitórias a Thierry Boutsen em 1990,os Fw estão prontos para disputar um campeonato, mas a Mclaren  tem Senna  e ele vai levar a decisão para a ultima prova em Suzuka , onde diz a Berger que é para ele sumir na frente que ele vai segurar Mansell .A tática funciona pois o Leão acaba saindo da pista e isso dava o titulo a Senna que se esforça agora para vencer a corrida , mas é convencido por Ron deixar  Berger vencer o que faz com que Galvão diga a celebre frase. "Eu já sabia".Senna se torna tricampeão Mundial e Mansell mais uma vez passa bem perto de seu objetivo .Foi uma temporada que gerou esta bela imagem. Outro lance inesquecível foi a sua primeira vitória  no Brasil com o cambio só com sexta marcha funcionando


 

Ayrton Senna-Chumbo trocado não doí-parte 6

Em 1990 Prost vai para a Ferrari que constrói um carro muito bom e novamente vai decidir o titulo contra Senna e mais uma vez  uma batida , que desta vez é favorável a Senna decide tudo. Um momento de 1990 que merece ser destacado é o embate entre Senna e Alesi  em Detroit.Naquela época eu achei que Senna estava certo  , mas hoje eu acho que não , que foi muito perigoso o que ele fez, além de desnecessário

Senna - Garfado - Parte 5

 Em 1989, já não havia ambiente na equipe para Prost,na minha opinião.Mas ele mais uma vez é um ferrenho adversário de Ayrton que por sua vez não consegue  abrir uma vantagem que lhe de algum conforto..
Eu acompanhando a temporada com os recursos que tinha  , ouvindo as transmissões do mestre Edgard e as informações do Galvão e do Reginaldo entre outros , da revista Grid e do Jornal da tarde que sempre fazia uma cobertura muito bacana dos Gps.
As corridas da madruga eram Suzuka e Austrália se não me engano.Eu tinha 22 anos e isso era mole para nós. jamais imaginei que o campeonato de 1989 , terminaria daquela maneira , com Senna sendo garfado como foi, isso sem contar a confusão que ele arrumou com o presidente da FIA que ameaçou  cancelar sua superlicença e pelo pouco que conseguíamos de informações na época, ficou a duvida sobre  se Ayrton continuaria na F1 . .Deu uma raiva do caramba   quando desclassificaram o Ayrton e deram a vitória a Alessandro Nannini, eu xinguei o Balestre de FDP altas horas da madruga.Tenho certeza que não foi só eu.




Ayrton Senna - Na jaula com a fera. Parte- 4

Quando se confirmou Senna Na Mclaren  , eu não imaginava que ele seria campeão em 1988, pensei que ele procuraria aprender algo com Prost . Achei estranho a gentileza com que Senna foi recebido pro Prost e achei que ele teria um bom relacionamento com o francês, mas tudo acabou na primeira dividida . Depois de 1988 passei a admirar a competência  da equipe , pois eu imaginava  que não seria nada fácil , você montar duas equipes com pessoal competente  e dar todas a condições para que a coisa seja resolvida na pista.

Talvez este seja o motivo de Senna não temer  por correr contra um um piloto omo Prost na mesma equipe .
O titulo de 1988 já se sabia que seria da Mclaren a duvida era quem seria o piloto e Prost perde para Senna nos descartes após uma vitória sensacional do brasileiro em Suzuka  de onde após largar mal se recupera de forma espetacular e vence a corrida .Mas o ambiente na equipe fica irrespirável , muito diferente do que a foto sugere. Prost foi um dos maiores pilotos dos anos 80 e sempre foi para Senna o alvo  ser batido.

Senna - Rumo ao Topo-Parte 3

Em 1986 uma coisa já havia se confirmado . Senna  era um piloto com muito potencial , não teve resultados melhores  por que seu carro lhe negou isso, mas o que ninguém sabia era que esta temporada passaria para a historia da F1 como uma da mais disputadas .Senna na Lotus, Prost de Mclaren,e Piquet e Mansell na Williiams. Foi  bacana dois brasileiros no pódio do Gp do Brasil , mas a relação já vinha azeda por que Senna dizia que Piquet o tinha vetado na Brabham,e no final a relação azedou de vez com Piquet insinuando que Senna não gostava de mulher .Eu achava estranho pra caramba , a torcida ficar dividida entre Sennistas e Piquetistas, por que eu sempre torci pelo Brasil.

 Senna não  impôs nenhuma sonolenta hegemonia .Seus adversários  são de extrema importância, para ressaltar suas qualidades ,por que se  não fossem de alto nível talvez Senna teria seu  talento questionado, mas  em 1986 Senna teve a incomoda pressão de estrategistas como Piquet e Prost e um velocista como Nigel Mansell. Realmente  a temporada foi tão emocionante  que teve corridas decididas por 0"014, no caso de Jerez , a ultrapassagem antológica de Piquet na Hungria . Mas   A Lotus de Senna não consegue fazer frente, a Mclaren de Prost e as Williams de Piquet e Mansell que vão decidir o titulo entre eles . Senna novamente termina em quarto , mas a temporada de 1986 é umas da que deixaram saudade em quem acompanhou e eu tive este prazer, de ver os quatro em ação.

Ainda não havia uma afinidade muito grande entre Senna  e o povo brasileiro  até então.Mas 1986 era ano de Copa do Mundo no México e faziam 16 anos que não éramos campeões,a seleção era um dos poucos motivos  que faziam nosso pais ter destaque lá fora , além das mulatas  e da novela Escrava Isaura  que durante muito tempo foi um produto de exportação.

Fomos jogar contra a França e fomos eliminados imaginem como estava o moral do brasileiro depois de um acontecimento deste . Mas no dia seguinte  houve o Gp dos EUA. Senna vence e recebe uma bandeira brasileira, foi aí que começou o caso de amor entre Senna e o povo brasileiro.

Eu estava chateado pela derrota  do nosso time e achei aquele gesto muito significativo, coisa do tipo a seleção Brasileira não venceu , mas eu venci e gostaria que você comemorasse comigo , hoje nós vencemos.Acho que muita gente sentiu a mesma coisa.

 Não há muito o que dizer da temporada de 1987 . Senna recebe o motor Honda para seu carro , mas o chassi Lotus , não é bom o suficiente e ele só consegue vencer em circuitos de rua Monaco e Eua e termina em terceiro no campeonato . Dizem que ele percebeu que a Lotus já não tinha futuro e que o futuro era a Mclaren, mas  tinha Piquet no caminho por que a Honda não ia deixar seu campeão sem motor . No final Nelson se enterra naquele Lotus 100t e Senna leva os motores Honda para a Mclaren e tudo se arranja. E ele finalmente atinge o topo.

Senna -Marcando Territorio-parte 2

Para quem gosta  de automobilismo , não tem noticia melhor do que saber que um piloto promissor consegue obter um equipamento melhor . Eu e mais um monte de gente estávamos ansiosos para saber o que Senna seria capaz de fazer  a bordo  do Lotus , que trazia o famoso logotipo JPS   que se tornou famoso por estampar o Lotus 72 de Emerson em seu primeiro titulo.

Mas no inicio da temporada  nós levamos um pequeno susto . Uma paralisia facial acometeu Ayrton e levantou duvidas sobre sua participação, mas tudo não passou de uma especulação.

As atenções e voltam para sua a participação No Gp Brasil, mas ele não completa prova por causa de um problema elétrico  largou em 4º.

No Gp seguinte,em Portugal mostra sua marca registrada  , uma técnica superior em andar rápido na chuva, com Pole , melhor volta vence seu primeiro Gp. Senna em seu segundo Gp com um carro com potencial já era um vencedor .

 O Lotus de Senna apesar  de ter feito 7 poles em 1985 venceu apenas mais uma corrida alem de Portugal , o Gp da Bélgica .O motivo principal era o motor Renault turbo  que  consumia muito e varias vezes parou por falta de combustível.

 No Final do ano termina em quarto no campeonato ,e nos bastidores , já percebendo a dificuldade da Lotus para dar atenção igual a dois pilotos, começa a agir para limitar o poder de Elio de Angelis que não aceita ser segundo piloto e abandona a equipe .Derek Warwick sob a mesma justificativa foi vetado e em seu Lugar foi contratado Johnny Dumfries.Senna começa a marcar seu território.

Senna -O Mito surge- parte 1

Lembrando mais um ano da partida de Senna aproveito para voltar a escrever  . Estas são as minhas impressões dos dez anos em que acompanhei sua emocionante carreira.
Ayrton foi um piloto que eu consegui ver toda a sua carreira .O que não consegui com Emerson e nem com Nelson Piquet.Na minha opinião aquela tradicional passada de bastão que aconteceu com Emerson passando o bastão de campeão para Nelson ainda estava longe de acontecer , por que Nelson havia sido campeão no ano anterior e estava em plena forma,  envolvido com sua batalha particular contra as Tag Porsche nos treinos classificatórios.

Antes de Mônaco a unica coisa que dava para perceber que era mais um brasileiro talentoso , pois com o limitado Toleman ele já tinha chegado em sexto na Africa do Sul ,e em Zolder na Bélgica . Mas eu me interessei mais em saber sobre ele após o Gp de Mônaco, quem era aquele piloto que tinha ousadia de enfrentar Nikki Lauda e Prost a bordo das temíveis Tag Porsche ? Quem era aquele cara que em sua temporada de estreia só não venceu a prova por que ele foi encerrada ?

Quem era aquele cara que com aquele carro com motor Hart,tido e havido como um dos mais fracos da F1  tinha o topete  de acuar as Tag Porsche em uma pista encharcada como Mônaco?

E o cara  ainda subiu ao pódio em Brands Hatch e em  Portugal ,e foi suspenso em Monza por quebra de contrato , por assinar com a Lotus. Ao final de 84 eu tinha uma certeza ,mais um piloto brasileiro  vinha para manter nossa tradição  nas pistas.Ele terminou em 9º empatado com Mansell, com 13 pontos.

.Enquanto que na nossa querida Terra a situação , não  dava espaço a esperar por dias melhores , a única esperança que estávamos alimentando era a chance que tínhamos  de poder voltar a escolher nossos governantes , fora isso ,uma inflação sem controle corroía nossos salários e nossa esperança de dias melhores . É neste cenário que Senna surge .