sábado, 30 de abril de 2016

Senna - Rumo ao Topo-Parte 3

Em 1986 uma coisa já havia se confirmado . Senna  era um piloto com muito potencial , não teve resultados melhores  por que seu carro lhe negou isso, mas o que ninguém sabia era que esta temporada passaria para a historia da F1 como uma da mais disputadas .Senna na Lotus, Prost de Mclaren,e Piquet e Mansell na Williiams. Foi  bacana dois brasileiros no pódio do Gp do Brasil , mas a relação já vinha azeda por que Senna dizia que Piquet o tinha vetado na Brabham,e no final a relação azedou de vez com Piquet insinuando que Senna não gostava de mulher .Eu achava estranho pra caramba , a torcida ficar dividida entre Sennistas e Piquetistas, por que eu sempre torci pelo Brasil.

 Senna não  impôs nenhuma sonolenta hegemonia .Seus adversários  são de extrema importância, para ressaltar suas qualidades ,por que se  não fossem de alto nível talvez Senna teria seu  talento questionado, mas  em 1986 Senna teve a incomoda pressão de estrategistas como Piquet e Prost e um velocista como Nigel Mansell. Realmente  a temporada foi tão emocionante  que teve corridas decididas por 0"014, no caso de Jerez , a ultrapassagem antológica de Piquet na Hungria . Mas   A Lotus de Senna não consegue fazer frente, a Mclaren de Prost e as Williams de Piquet e Mansell que vão decidir o titulo entre eles . Senna novamente termina em quarto , mas a temporada de 1986 é umas da que deixaram saudade em quem acompanhou e eu tive este prazer, de ver os quatro em ação.

Ainda não havia uma afinidade muito grande entre Senna  e o povo brasileiro  até então.Mas 1986 era ano de Copa do Mundo no México e faziam 16 anos que não éramos campeões,a seleção era um dos poucos motivos  que faziam nosso pais ter destaque lá fora , além das mulatas  e da novela Escrava Isaura  que durante muito tempo foi um produto de exportação.

Fomos jogar contra a França e fomos eliminados imaginem como estava o moral do brasileiro depois de um acontecimento deste . Mas no dia seguinte  houve o Gp dos EUA. Senna vence e recebe uma bandeira brasileira, foi aí que começou o caso de amor entre Senna e o povo brasileiro.

Eu estava chateado pela derrota  do nosso time e achei aquele gesto muito significativo, coisa do tipo a seleção Brasileira não venceu , mas eu venci e gostaria que você comemorasse comigo , hoje nós vencemos.Acho que muita gente sentiu a mesma coisa.

 Não há muito o que dizer da temporada de 1987 . Senna recebe o motor Honda para seu carro , mas o chassi Lotus , não é bom o suficiente e ele só consegue vencer em circuitos de rua Monaco e Eua e termina em terceiro no campeonato . Dizem que ele percebeu que a Lotus já não tinha futuro e que o futuro era a Mclaren, mas  tinha Piquet no caminho por que a Honda não ia deixar seu campeão sem motor . No final Nelson se enterra naquele Lotus 100t e Senna leva os motores Honda para a Mclaren e tudo se arranja. E ele finalmente atinge o topo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário